Aonde você quer chegar?

Estabeleça seus objetivos e planeje-se para alcançá-los.

Planejar significa preparar-se para o futuro, projetar, desenvolver planos para atingir um objetivo.  É comum os planos serem relativos a grandes eventos tais como viagens ou casamento.  Mas, há outras áreas que merecem e necessitam de planejamento, como, por exemplo, a vida financeira.

Educadores financeiros recomendam que seja estabelecida uma meta para o planejamento: comprar uma casa, um carro, um eletrodoméstico ou sair das dívidas dentro de um tempo determinado.  O objetivo estimula o cumprimento do plano e , quando atingido, reforça a efetividade do planejamento.

Para se planejar é fundamental elaborar o orçamento pessoal ou familiar, conforme o caso. O orçamento deverá identificar quais custos podem ser reduzidos. Neste orçamento deverão constar, também, a meta mensal e o realizado no mês. Isso vai ajudar você acompanhar e ajustar suas necessidades. Aliás, é muito importante que você reveja seu orçamento periodicamente. Você pode escolher um dia do mês para isso.

Caso você estabeleça uma meta para o médio ou longo prazo (fazer sua viagem dos sonhos ou comprar uma casa), o ideal é criar metas de curto prazo (trimestrais, por exemplo) para não desanimar ou se perder.

Mas lembre-se: o dinheiro deve um meio para você atingir seus objetivos e melhorar a qualidade de vida e não um senhor que lhe escravize. Por isso, estabeleça metas factíveis (nada de cortar 100% de lazer) e permita-se cometer erros, mas sem desistir.