Cada coisa com seu papel

O cuidado com os documentos é fundamental na compra de imóveis usados

Lar doce lar… Certo? Sim, mas… se  a compra desse lar não for efetuada  com cuidado… pode ser que fique bem amargo.  Então, fique atento pra não deixar passar nenhum detalhe, da documentação. Abaixo você confere algumas dicas para a compra de imóveis usados.

Antes de iniciar a negociação, leia atentamente a certidão de matrícula atualizada (há, no mínimo 30 dias). Este documento é como se fosse o RG do imóvel, com o qual é possível conhecer todo seu histórico e informações. Qualquer pessoa pode solicitá-lo no Cartório de Registro de Imóveis responsável pela região, mediante o pagamento de uma taxa.

Todos os documentos devem ser cuidadosamente analisados mas o contrato de venda deve receber uma análise minuciosa. As cláusulas devem ser lidas e compreendidas totalmente.

Tudo o que tiver sido tratado nas preliminarmente precisa constar no contrato para poder ser exigido no futuro. O Procon-SP orienta a que sejam guardados todos os anúncios ou folhetos de imobiliárias que oferecem condições especiais, brindes, serviços extras etc. Este material poderá servir de prova da oferta realizada e obrigar a empresa a cumprir com o prometido.

Vale lembrar também que até mesmo o contrato de promessa de compra e venda, geralmente o primeiro passo da negociação, seja levado ao Cartório de Registro de Imóveis para averbação.

Em caso de dúvidas, procure sempre um advogado de sua confiança ou consulte o Procon de sua cidade.