Educação financeira para garantir o bem-estar do seu bolso

Controle de custos deve fazer parte do seu dia a dia

Saber cortar gastos e poupar dinheiro não é tudo para garantir que as finanças pessoais fiquem em dia. É preciso que o planejamento e o controle dos custos domésticos façam parte da sua rotina, assim como, estar atento às informações sobre o tema. Pesquisa realizada pela S&P Global Financial Literacy Survey aponta que, no mundo, duas em cada três pessoas têm baixo nível de educação financeira.
Para o economista do Metrus, Paulo Cadette Júnior, o desconhecimento sobre o tema é uma das principais razões das pessoas não conseguirem estabilizar as finanças. “É muito comum que as pessoas procurem saber sobre finanças só quando passam por momentos de aperto, mas assim como funciona com a saúde do corpo, em que se faz necessária uma prevenção para evitar doenças, o bolso também pede medidas preventivas”, afirma.
Cadette Júnior acredita que precisa haver uma mudança cultural, com o pensamento da população também voltado para o longo prazo. “As pessoas só se preocupam com a aposentadoria quando já é tarde. É preciso pensar nesse momento desde o início, quando é possível planejar melhor os valores a receber, garantindo o padrão de qualidade de vida”, conclui.
Para dar apoio ao participante, o Metrus desenvolveu o programa +saber – de bem com o bolso, que tem como objetivo auxiliar toda a família metroviária no tema “educação financeira”. Acesse a área de contato e tire suas dúvidas sobre finanças e previdência.