Escolhas inteligentes para seu bolso e sua vida

Metrus mostra a importância da programação financeira na vida de suas famílias.

Dentro do Programa + Saber de Educação Financeira e Previdenciária, o Metrus esteve próximo de centenas de metroviários, em diferentes locais e horários de trabalho, mostrando a importância da programação financeira na vida de suas famílias. Um grande ciclo de palestras começou com as apresentações feitas pelo presidente do Instituto aos gestores do Metrô que, depois de conhecerem o programa, convocaram seus colaboradores a participar da iniciativa. A equipe técnica do Instituto, responsável pelo desenvolvimento do programa, inclui Maurino da Luz Figueiredo Lopes, profissional da área previdenciária, que acompanhou de perto as iniciativas e foi taxativo ao afirmar que “Educação Financeira é pressuposto de uma aposentadoria tranquila e de qualidade.
“Poupar para realizar sonhos”
A dica é de Gustavo Cerbasi, mestre em Administração/Finanças pela FEA/USP, autor de vários livros e convidado do Metrus para proferir palestra de lançamento do Programa no auditório do Metrô no Jabaquara.
O evento foi prestigiado por representantes do corpo executivo do Metrô e participantes que lotaram o local. O Instituto promoveu transmissão simultânea da palestra para dezenas de outros participantes reunidos no auditório do Metrus. Cerbasi alertou sobre a necessidade de se ter um orçamento menos pressionado por pres-tações e gastos fixos.
Quem está motivado em busca de seus sonhos e com escolhas mais flexíveis para lidar com imprevistos é naturalmente uma pessoa menos ansiosa, mais focada no trabalho e tende a ter menor risco de tratar urgências com suas reservas. Mas, se urgências acontecem, é melhor ter sonhos a serem adia-dos ou cancelados do que assumir dívidas. Ba-sicamente, uma vida mais bem planejada não é uma vida sem problemas, mas sim uma vida em que problemas não fogem ao controle.
E isso faz muita diferença!Para Cerbasi, iniciativas como o + Saber, Programa de Educação Financeira e Previdenciária do Metrus, são de grande valor para todos: “A prática resulta em participantes mais conscientes de oportunidades, até porque investir no próprio fundo de pensão como os metroviários podem fazer é uma chance única, privilégio de negócio seguro e rentável para o futuro.
Procurei alertar as pessoas para a armadilha de investimentos de risco sem contar com uma boa disponibilidade de tempo para se envolver. Enquanto a maior parte de nosso tempo é tomada pelo trabalho, a opção por investimentos mais tradicionais é prudente. E os fundos de pensão, como o Metrus, estão entre as opções mais eficientes dessa categoria”, concluiu