Orçamento: comece agora e salve-se para sempre

Esse é o momento de analisar os gastos e cuidar do futuro.

Tomar ciência dos próprios gastos é o primeiro passo para uma vida financeira saudável. Até mesmo quem não tem dívidas pode se beneficiar ao saber com precisão para onde vai seu dinheiro, já que, a partir daí, poderá programar seus investimentos.

O melhor momento para começar a fazer um orçamento pessoal ou familiar é hoje, agora. Por que, pior que ficar anos sem ter o controle das finanças é ficar tantos anos e mais um dia na mesma situação.

Por isso, mãos à obra! Elabore uma planilha em que constem suas receitas (salário, aluguel, pensão etc.) e suas despesas. As despesas devem ser divididas em: fixas (que têm o mesmo valor todos os meses, como aluguel, escola etc.), variáveis (cujo valor mensal varia e pode ser reduzido), extras (emergências para as quais se deve estar preparado, como, por exemplo, consertos no carro ou na casa) e adicionais (que não precisam acontecer todos os meses como lazer, vestuário e presentes). Se você tiver dinheiro investido, deverá também inserir o montante mensal que pretende destinar a cada uma das modalidades investidas.

É fundamental que você seja sincero e preencha os campos com precisão. Quem já conseguiu se organizar garante que o melhor a fazer é anotar todos os gastos, mesmo aqueles de menor valor, que geralmente são pagos em dinheiro.  Essa planilha pode ser pessoal ou familiar, em que constem as receitas, despesas e investimentos de todos os integrantes da casa.

Se você tiver dificuldade em preparar sua planilha sozinho, há inúmeros modelos disponíveis na Internet. Basta digitar planilha de orçamento no seu site de busca favorito e navegar pelas opções.