Confira sete dicas de finanças pessoais

Equilibrar as contas não é tão difícil como se imagina, basta persistência, livrar-se de hábitos prejudiciais e ter um planejamento focado também no longo prazo. Confira algumas dicas para começar da maneira certa:

 

1. Controle financeiro pessoal

Saber para onde o seu dinheiro está indo é o primeiro e um dos mais importantes passos para obter o controle financeiro. A maneira mais comum é manter suas receitas e despesas registradas em uma planilha eletrônica. Acesse a área de FINANÇAS e baixe a Planilha de Orçamento Financeiro, que preparamos para você!

 

2. A regra do 50-15-35

Estabelecer metas para os seus gastos é ponto central da regra do “50-15-35”. A regra propõe que 50% das suas despesas devem ser destinadas a gastos essenciais, como aluguel, condomínio, contas de água, luz, escola, plano de saúde etc.
Outros 15% necessitam ser destinados para prioridades financeiras, como poupança, previdência e outros  tipos de investimentos.
Os demais 35% devem ser alocados para o seu estilo de vida, lazer, cuidados pessoais, viagens etc.

 

3. Negociação de dívidas

Antes de começar a poupar, esta deve ser sua prioridade para reequilibrar suas finanças. Saiba quais são suas pendências e procure os credores para renegociar. Sempre sugira um acordo condizente com a sua realidade, para que possa ser cumprido.

 

4. Reserva de emergência

Ninguém está imune a imprevistos, mas estar preparado faz toda diferença. O gasto repentino com remédios, o pequeno acidente de trânsito com o carro, o material escolar inesperado podem ser facilmente resolvidos com um fundo de emergência. Separe uma porção da sua renda mensalmente até chegar à quantia de, aproximadamente, 3 a 6 meses dos seus ganhos.

 

5. Há vida sem cartão de crédito

Contar com um dinheiro extra instantaneamente é tentador, mas a falta de planejamento e as altas taxas de juros causam mais prejuízos do que benesses ao seu orçamento. Procure adotar o hábito de poupar para comprar um bem á vista. Além de poder negociar descontos, você tem a noção exata dos seus gastos.

 

6. Troque a dívida cara por uma mais barata

Se você tem dívidas com cartão de crédito e cheque especial (dois dos produtos que praticam os maiores juros do mercado) é hora de substituí-las por uma opção com taxas mais vantajosas.

 

7. Pense em sua aposentadoria o quanto antes

O planejamento em longo prazo é uma das bases para uma boa saúde financeira. O maior símbolo de como você trata suas finanças é a sua aposentadoria. Quanto antes você planejar e poupar para o seu futuro, maior será a quantia do seu benefício.