Para guardar dinheiro, os primeiros passos dependem somente de você!

Quando tomamos a decisão de começar um regime procuramos a ajuda de especialistas. O endocrinologista, o nutricionista e o professor de educação física são os profissionais que nos darão o auxílio necessário para essa difícil tarefa. Mas a realidade é que mesmo antes de ouvir os conselhos e orientações que nos darão, sabemos quais são os primeiros passos que devem ser dados e que esses dependem somente de nós, como reduzir a quantidade de doces, ter uma vida menos sedentária e fazer uma refeição mais leve antes de deitar, por exemplo.

O mesmo acontece com o nosso bolso, a ajuda de um especialista é essencial quando precisamos escolher o melhor produto de investimento, renegociar uma dívida, contratar um seguro ou até mesmo para nos auxiliar em realizar um sonho ou um projeto de longo prazo. Mas se quisermos começar a guardar dinheiro e ter uma vida mais equilibrada os primeiros passos dependem somente de nós.

 

A seguir vamos listar 10 atitudes que farão com que nosso bolso engorde e para segui-las precisamos apenas de foco e determinação:

 

  1. Dar importância para os pequenos gastos

Quando estamos focados em reduzir nosso peso evitamos até um pequeno brigadeiro. Faça o mesmo com o seu bolso, fique atento para as taxas cobradas pelos bancos, a conta do restaurante e as anuidades do cartão de crédito. Cada Real fará a diferença!

  1. Aprender a dividir e compartilhar

Se estamos acostumados a compartilhar uma pizza com os amigos, por que não fazer o mesmo com um prato no restaurante, ou ao invés de pedir duas latas de refrigerante por que não dividir uma garrafinha de 600 ml?

  1. Dar mais importância para o “hábito”

Às vezes uma pequena mudança de hábito pode fazer grande diferença. Trocar o pão na chapa com pingado na padaria de todos os dias por um café da manhã em casa, por exemplo, pode trazer uma grande economia. Acabamos nos preocupando em economizar nas compras pontuais, como um liquidificador ou uma bateria nova para o carro, e não paramos para observar os pequenos gastos do dia a dia. São eles que na realidade fazem o nosso bolso ficar vazio sem a gente perceber.

  1. Pare imediatamente de desperdiçar

Você deixaria R$5,00 na gaveta por alguns dias para depois jogá-lo na lata de lixo? Não? Mas é exatamente isso que está fazendo quando deixa um produto na geladeira vencer. Compras em exagero, banhos demorados e luz acesa sem ninguém no ambiente podem ser evitados. Economizando aí, você não perde nada. Ou melhor, só tem a ganhar. Desperdício 0 já!

  1. Ponderar sempre a relação custo x benefício

Antes de sair gastando, primeiro reflita se o que você está prestes a comprar ou contratar é realmente necessário ou ser substituído por algo com menor custo. Faça uma simples pergunta e responda a si mesmo com sinceridade: “Eu quero ou eu preciso?”. Você realmente precisa de uma internet de 100 megas de velocidade e 680 canais de TV? Você realmente precisa de mais um sapato? Reflita sempre o quanto aquele gasto trará de benefício.

  1. Não aumentar o padrão de vida na mesma proporção em que cresce na carreira profissional.

Quando não temos controle financeiro, a percepção de riqueza com o novo salário faz com que gastemos mais do que o efetivo aumento. Se considerar que seu padrão de vida antes da promoção já era o suficiente para manter sua família feliz e com qualidade, apenas não faça nada de diferente, assim você já vai começar a formar uma bela poupança.

  1. Não ter medo de ser tachado de mesquinho e pão duro

Não pense na cara que o vendedor fará se você pedir um desconto, não se importe com o que dirão se você negar a entradinha de pão com manteiga no restaurante, nem tenha receio de dividir a conta do restaurante, mesmo sendo na comemoração do seu aniversário. Quem paga as suas contas é você, quem quer guardar dinheiro e realizar um sonho é você!

  1. Tenha metas e realize-as

Quando começamos um regime temos em mente o peso que queremos alcançar. O mesmo vale para o nosso bolso, pense em um valor que você gostaria de guardar e, principalmente, o que pretende fazer com aquele dinheiro. O melhor de guardar dinheiro é poder realizar sonhos.

  1. Não se incomode em guardar pouco, mas sim em guardar.

Não é mito, é pura realidade, de Real em Real o cofrinho enche a pança! Mesmo que em um primeiro momento esteja conseguindo guardar apenas R$1,00 por semana, vá em frente e não desista dos seus sonhos!

  1. Pare de dar desculpas para começar

Algumas pessoas acham que estão tão acima do peso que apenas uma cirurgia bariátrica poderá resolver o problema, mas não é verdade. Podemos encontrar vários casos em que foco e força de vontade bastaram para reverter aquela situação. O mesmo vale para o seu bolso, não acredite que apenas se você ganhar na loteria conseguirá resolver o seu problema. Se tiver foco, determinação e, se necessário, pedir a ajuda de um especialista, a sua vida pode e irá mudar!

Agora seja determinado e focado, porque a realização do seu sonho pode estar mais próxima do que você imagina!

 

Por Fernando Finzi Rosenzweig, CFP®