Consumo Consciente

No dia do consumidor, fique atento às armadilhas e não perca o controle das suas finanças.

Não é possível pensar no mundo atual sem considerar as compras como um dos principais hábitos do dia a dia. Supermercados, lojas de departamentos, padarias, perfumarias, shoppings… a lista é imensa. Porém, apesar de serem tão comuns, não se pode transformar as compras num ato mecânico, dando espaço para práticas abusivas dos comerciantes.Confira algumas dicas importantes para que ninguém seja enganado na hora da compra.

Quais são as principais armadilhas que as lojas oferecem?

Normalmente, os vendedores estão pressionados a baterem suas metas, por isso oferecem ou “empurram” produtos que não são o que o consumidor precisa naquele momento. Anunciam descontos quando, na verdade, não diminuem o preço. Vendem produtos com defeitos ou próximos ao prazo de validade. Anunciam promoções enganosas, como “leve 3 e pague 2”, sem que o valor tenha um desconto considerável.

Como se livrar delas?

Ao entrar em uma loja, siga rigorosamente a lista do que veio comprar. Pesquise os valores em diferentes lojas com antecedência, assim poderá ter mais poder de barganha. Peça desconto sempre que for comprar à vista. Confira bem a mercadoria antes de pagar. Caso sinta que foi enganado em sua compra, utilize o Código de Defesa do Consumidor.

E nas lojas virtuais, a que devemos estar atentos na hora da compra?

Desconfie de produtos com preço muito abaixo do mercado. Verifique sempre a reputação do vendedor, os comentários de outros compradores e, principalmente, leia com atenção a descrição do produto para não cair em “pegadinha”. Mantenha o computador com um bom antivírus atualizado e utilize navegadores confiáveis.

De quais outras formas o consumidor deve se preparar para as compras antes de sair de casa?

É importante saber exatamente o que vai comprar e levar uma lista de preços para comparação, pesquisados anteriormente pela internet. Tenha, ainda, uma lista de necessidade de compras e procure ser fiel a ela, seguindo a ordem de prioridade e não se deixando levar pelas propagandas.

Fique atento também nessas situações:

• Evite fazer compras, principalmente no supermercado, de estômago vazio.
• Atenção na hora de passar as mercadorias no caixa: muitas vezes o valor é diferente do que estava marcado na prateleira. Nesses casos, vale o menor preço.
• Verifique o prazo de validade dos produtos, principalmente se o preço estiver muito abaixo do normalmente praticado.
• Especialmente em caso de liquidações, não vá às compras com pressa. Vá com tempo de experimentar e avaliar os descontos.Quando for comprar produtos alimentícios ou cosméticos o cuidado deve ser redobrado: prefira os itens de qualidade comprovada, que contenham selo de certificação, ou aqueles que você já conhece. Não arrisque perder dinheiro e colocar a sua saúde em perigo.