Menu Fechar

Metrus Saúde

Com uma diversidade de programas preventivos e ambulatório próprio, o Metrus possui quatro planos assistenciais destinados aos participantes ativos, assistidos, pensionistas e seus dependentes.

METRUS SAÚDE

CONFIRA OS FORMULÁRIOS PARA ADERIR AOS PLANOS MÉDICOS DO METRUS

(desligados do Metrô)

Busca de Credenciados

Conheça os médicos, hospitais, clínicas, profissionais e centros de diagnósticos credenciados nos planos Metrus Saúde.

+SAÚDE

Promoção de saúde e prevenção de doenças são preocupações 

constantes e os principais diferenciais do Metrus Saúde. 

Acesse e conheça melhor cada programa.

CICLO DE PALESTRAS

No Canal do Metrus no Youtube, tratamos de temas pertinentes, atuais e relacionados à sua saúde e bem-estar.

Inscreva-se e ative o sininho para acompanhar todas as atualizações.

ROL DA ANS

COBERTURA DOS
PLANOS DE SAÚDE

A ANS define uma lista de consultas, exames e tratamentos, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que os planos de saúde são obrigados a oferecer, conforme cada tipo – ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico.

Eventos cobertos pela ANS exigem o cumprimento de diretrizes que devem ser observadas pelo médico assistente (aquele que atende o beneficiário), pelos estabelecimentos de saúde (hospitais, clínicas etc.) e pela operadora (Metrus).

A ANS disponibiliza um site para que os beneficiários consultem quais procedimentos fazem parte da cobertura mínima. Confira!

Nem todos os prestadores são credenciados para a realização de todos os eventos e procedimentos cobertos, então, é importante que o beneficiário verifique com o prestador credenciado sobre os eventos e procedimentos para os quais ele possui credenciamento com o Metrus ou procure os canais de atendimento do Instituto para mais informações.

UTILIZE BEM O SEU PLANO

Veja algumas dicas para utilizar melhor os recursos que o Metrus Saúde oferece:

1

Dê preferência aos serviços do Ambulatório Metrus Saúde. Ele foi criado para oferecer um atendimento de qualidade, com exclusividade para a família metroviária.

6

Quando não puder comparecer à consulta ou ao exame pré-agendados, informe o prestador com antecedência.

2

Escolha um médico de sua confiança para que ele acompanhe seu histórico de saúde e o oriente na utilização dos recursos disponibilizados.

7

Habitue-se a conferir as despesas cobradas pelo prestador, consultando o Demonstrativo de Utilização de seu plano.

3

Assine a guia médica apenas quando for realizar sua consulta, seu exame ou procedimento.

8

Ao cancelar o plano de saúde de qualquer beneficiário, devolva a carteirinha ao Metrus. Essa prática evita utilizações indevidas, que acarretarão cobrança integral do evento realizado.

4

Nas internações, utilize a acomodação prevista na modalidade do seu plano de saúde.

9

Após o casamento, nascimento de filho ou neto, maioridade de filho ou concessão de guarda judicial, inclua o beneficiário em um dos planos Metrus Saúde em até 30 dias, para que não precise cumprir carências.

5

Não efetue pagamentos diretamente à rede credenciada sem antes consultar o Metrus.

10

Conheça o regulamento do seu plano de saúde. Ele está disponível eletronicamente, na página de cada plano, ou em exemplar impresso, mediante solicitação à Central de Relacionamento.

PLANTÃO METRUS SAÚDE

O Plantão Metrus Saúde é um canal de comunicação exclusivo para contato dos participantes com o Metrus fora do horário comercial em situações de urgência e emergência médica.
Ele pode ser acionado em caso de Consulta de Rede para Pronto Atendimento e Consulta de Solicitação de Remoção.
O canal está disponível após o horário comercial, de segunda a sexta, e a qualquer horário aos sábados, domingos, feriados e pontes.
O contato com o Plantão Metrus Saúde pode ser feito de duas formas:

1 – Pela transferência automática da Central de Relacionamento (ligação gratuita):

2 – Por meio dos números de celular:

Para atendimento durante o horário comercial (dias úteis, das 8h às 18h), contate a Central de Relacionamento.

BENEFÍCIO FARMÁCIA

O Metrus mantém parceria com redes de farmácias para oferecer aos beneficiário do Metrus Saúde uma opção de economia. Para usufruir do benefício, basta apresentar sua carteirinha do Metrus Saúde e um documento de identificação com foto.

Drogasil / Droga Raia
30% em medicamentos genéricos
20% em medicamentos de marca

Drogaria São Paulo / Drogaria Pacheco
30% em medicamentos genéricos
20% em medicamentos de marca
15% em medicamentos OTC (medicamentos de venda livre, isentos de prescrição médica)
5% em perfumaria e higiene pessoal

QUERO SER CREDENCIADO

Se você é prestador de serviços assistenciais (pessoa física ou jurídica) e tem interesse em fazer parte da rede de credenciados dos planos Metrus Saúde, aqui é o lugar.

Faça seu cadastro no banco de prestadores, informando os dados do seu estabelecimento, detalhes sobre a estrutura e os serviços que deseja credenciar. Todas as informações ficarão registradas e organizadas automaticamente no sistema de gestão de saúde do Metrus para que a equipe do Instituto, de acordo com as oportunidades, entre em contato para iniciar o processo de negociação.

Acesse o link abaixo e cadastre-se.

Ao efetivar seu cadastro você autoriza a coleta, utilização e compartilhamento de seus dados, exclusivamente, para as atividades relacionadas ao credenciamento de prestadores aos planos Metrus Saúde, em estrita conformidade com as leis brasileiras, inclusive a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018).

Conheça os documentos completos da pesquisa

(ano-base 2022)

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS

A Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde 2023 (ano-base 2022), recomendada pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, revelou uma avaliação positiva de 84,5% dos beneficiários contatados sobre os planos Metrus Saúde. Realizada pelo Instituto PHD, a pesquisa contou com a participação de 300 beneficiários, com idade acima de 18 anos, selecionados aleatoriamente.

As entrevistas foram aplicadas por contato telefônico entre os dias 16 de janeiro e 27 de fevereiro de 2023, com perguntas que abordaram temas relacionados à atenção à saúde, aos canais de atendimento e à avaliação geral dos planos Metrus Saúde.

A adoção da pesquisa faz parte do Programa de Qualificação de Operadoras – PQO, da ANS, e tem como objetivo aumentar a participação do beneficiário na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras.

O resultado obtido vai contribuir para a pontuação do IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar do Instituto, na Dimensão de Sustentabilidade de Mercado (IDSM), que agrega os indicadores relativos ao equilíbrio econômico-financeiro das operadoras e à satisfação dos beneficiários com os serviços prestados. A avaliação ainda proporciona insumos importantes para o aprimoramento dos processos de gestão e para as ações de melhoria contínua na qualidade da assistência à saúde. Confira a pontuação IDSS do Metrus nos anos anteriores.

Pular para o conteúdo