Menu Fechar

NOTÍCIAS

METRUS AMPLIA O PROGRAMA DE ACOLHIMENTO AOS PAIS E CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM AUTISMO

Na jornada da vida, muitas famílias enfrentam desafios únicos que demandam um apoio extra. E mais, quem cuida também precisa ser cuidado!

Pensando nisso, o Metrus estruturou há pouco mais de um ano um programa importante para acolher pais e responsáveis por crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Coordenado pelo Ambulatório Metrus Saúde e com uma abordagem inovadora, o programa oferece suporte emocional, troca de experiências e cuidados integrados às famílias que enfrentam os desafios associados ao TEA.

O programa foi reconhecido pelos pais participantes das reuniões e ações desenvolvidas em 2023 como essencial, por proporcionar suporte, conforto e segurança em situações que demandam nível elevado de estresse, ansiedade e preocupações. Na opinião deles, essa iniciativa se mostrou um recurso importante para fortalecer os laços familiares diante das dificuldades cotidianas.

A nova fase do programa está ainda mais abrangente, podendo acolher um número maior de beneficiários. Todos os beneficiários, pais ou responsáveis de filhos com o diagnóstico de Autismo, ativos em dos planos médicos do Metrus (MSI, MSE ou MSB), poderão participar.

Por meio de uma abordagem integrada, o programa irá promover interações entre os participantes e fornecer suporte prático e emocional.

São objetivos do Programa:

Proporcionar um espaço de apoio emocional e troca de experiências para estimular a solidariedade e o entendimento mútuo das nuances do TEA.


Cuidar das angústias familiares, focando nas necessidades específicas das famílias e propondo estratégias para lidar com elas.


Desenvolver um campo de reflexão e ressignificação, oferecendo momentos de reflexão importantes para a promoção da saúde mental e emocional das famílias.


Fortalecer os núcleos familiares, incentivando a união e o enfrentamento conjunto de desafios, assim como a celebração das conquistas.


Estimular os cuidados de saúde, promovendo o bem-estar de todos os membros da família.

É importante que os pais e cuidadores busquem ativamente o Ambulatório Metrus Saúde para melhorar a qualidade de vida de toda a família.

Como será a participação no programa?

Pequenos grupos liderados por profissionais especializados serão formados para realizar reuniões e atividades, facilitando o compartilhamento de experiências e estabelecendo conexões entre famílias que enfrentam desafios semelhantes. Além disso, será fornecido suporte emocional e prático, além de orientação parental e incentivos ao autocuidado dos pais e cuidadores.

Funcionamento do Programa:

Data de Início das ações: Abril/2024

Duração do Ciclo: cada grupo terá duração em média de 3 meses, com 06 encontros.

Formato Híbrido: o programa terá um encontro presencial inicial, seguido por encontros subsequentes realizados online, proporcionando flexibilidade e acessibilidade aos participantes.

Quer fazer parte do grupo de acolhimento para pais de crianças e adolescentes com TEA?

Pular para o conteúdo