O Instituto Metrus anunciou, recentemente, um processo estratégico de venda de ativos ilíquidos, com o objetivo de reforçar a solidez e a sustentabilidade financeira de seus planos previdenciários.
Importante destacar que essa decisão busca por melhores oportunidades de investimento e por uma proteção ainda maior aos benefícios dos participantes. Além disso, a venda só será concretizada após os valores negociados serem aprovados pela governança do Metrus.
Essa medida faz parte de um movimento positivo e planejado de gestão, voltado para aprimorar o desempenho da carteira de investimentos, aumentar a liquidez e assegurar maior equilíbrio entre risco e retorno no longo prazo.
Trata-se de uma prática amplamente adotada por grandes fundos de pensão, que também vêm promovendo ajustes em suas carteiras.
Os recursos obtidos com a venda serão integralmente reinvestidos em ativos líquidos, favorecendo a diversificação e fortalecendo ainda mais a estrutura dos Planos I e II.
Com essa iniciativa, o Metrus reafirma seu compromisso em conduzir uma gestão responsável, transparente e orientada para o futuro, garantindo segurança, equilíbrio e solidez para todos os participantes.
Em linha com seu compromisso de governança, no Metrus nenhuma decisão de investimento é tomada de forma individual. Todo o processo passa por um rigoroso processo de governança, que inclui análise técnica, de risco, jurídica e de compliance, além da deliberação pelos comitês e órgãos colegiados, como Comitê de Investimentos, Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.
Essa estrutura garante transparência, conformidade com a legislação, mitigação de riscos e equilíbrio entre segurança e rentabilidade no longo prazo.