Se você é assistido pelo Metrus e recebe renda complementar, seja por tempo determinado ou por percentual de saldo, é importante acompanhar a sua reserva financeira e planejar os próximos passos para evitar que sua renda se esgote e/ou que você perca o vínculo com o Metrus.
Se você recebe por tempo determinado:
Quando o saldo se aproxima do fim, há risco de perder o vínculo com o Metrus e ficar sem renda complementar. Mas há alternativas:
Mudar para a opção de percentual de saldo
Antes do saldo acabar, você pode optar por receber sua renda mensal com base em um percentual do saldo, entre 0% e 2%, mantendo seu vínculo com o Metrus.
Estender o prazo da sua renda
Se você escolheu, por exemplo, receber por 10 anos, pode prorrogar esse prazo e continuar recebendo sua renda, mantendo os benefícios do plano.
Se você recebe por percentual de saldo:
Quando o percentual escolhido é muito alto, o saldo pode se esgotar rapidamente, reduzindo ou até encerrando sua renda e vínculo com o Metrus. Para preservar seu saldo:
Ajuste o percentual da sua renda:
Ao invés vez de retirar um valor alto, você pode optar por um percentual menor retirando apenas o que os rendimentos geram e mantendo o saldo preservado por mais tempo.
Considere o seu perfil de investimento
Responda ao questionário Análise de Perfil de Investidor, disponível no Autoatendimento, para descobrir qual percentual e estratégia são mais adequados ao seu momento de vida.
Plano Metrus Família
Esta é também uma alternativa para quem deseja continuar investindo e fortalecer a renda complementar. O Metrus Família permite:
Fazer aportes mensais ou eventuais;
Aproveitar incentivos fiscais (dedução de até 12% da renda bruta anual);
Ter acesso aos planos de saúde e odontológico do Instituto;
Fazer resgates após 3 anos e receber renda complementar após 5 anos.
Um bom planejamento prolonga a vida útil do seu saldo e garante que você continue aproveitando os benefícios do Metrus por muito mais tempo.