METRUS SAÚDE
Bem-vindo à Área de Saúde do Metrus.
O Metrus oferece diferentes opções de planos de saúde para atender às necessidades dos beneficiários e suas famílias, garantindo cuidado, segurança e qualidade de vida. Cada plano foi estruturado para proporcionar acesso a uma rede de serviços médicos, hospitalares e laboratoriais, além de programas de prevenção e acompanhamento em saúde.
Um plano especial para aposentados, ex-funcionários, dependentes e seus familiares até o terceiro grau.
Um plano odontológico completo, com uma ampla rede credenciada para garantir o melhor cuidado para o seu sorriso.
Indicado para aposentados, pensionistas e ex-funcionários vinculados à Companhia do Metrô de São Paulo, assim como seus dependentes diretos e agregados e/ou familiares até o terceiro grau, além de empregados de outras companhias de transporte público associados aos Instituidores do plano de previdência Metrus Família.
Informações sobre os planos
| Nome Comercial | Nº Registro / Código na Operadora | Segmentação Assistencial | Tipo de Contratação | Abrangência Geográfica | Data de Registro | Situação | Coparticipação | Acomodação |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Metrus Saúde Básico – Agregados (MSB) | 400.843/99-0 | Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia | Coletivo Empresarial | Grupo de Municípios | 04/01/1999 | Ativo | Sim | Enfermaria com opção de upgrade para apartamento |
| Metrus Saúde Especial – Agregados (MSE) | 400.841/99-3 | Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia | Coletivo Empresarial | Grupo de Municípios | 04/01/1999 | Ativo | Sim | Apartamento com opção de downgrade para enfermaria |
| Metrus Saúde Integral (MSI) | 400.839/99-1 | Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia + Odontológico | Coletivo Empresarial | Grupo de Municípios | 04/01/1999 | Ativo | Sim | Apartamento |
| Metrus Saúde Odontológico (MSO) | 400.844/99-8 | Odontológico | Coletivo Empresarial | Grupo de Municípios | 04/01/1999 | Ativo | Não | – |
| Metrus Saúde Vida (MSV) | 504.109/25-1 | Ambulatorial + Hospitalar sem Obstetrícia | Coletivo Empresarial | Abrangência Municipal | 24/06/2025 | Ativo | Sim | Enfermaria |
| Metrus Saúde Smart (MSS) | 504.101/25-5 | Ambulatorial + Hospitalar sem Obstetrícia | Coletivo Empresarial | Abrangência Nacional | 23/06/2025 | Ativo | Sim | Enfermaria |
BUSCA CREDENCIADOS
Conheça os médicos, hospitais, clínicas, profissionais e centros de diagnósticos credenciados nos planos Metrus Saúde.
CREDENCIADO
QUERO SER CREDENCIADO
Seja um Prestador Credenciado do Metrus Saúde
Se você é prestador de serviços assistenciais (pessoa física ou jurídica) e tem interesse em fazer parte da rede de credenciados dos planos Metrus Saúde, qui é o lugar.
Faça seu cadastro no banco de prestadores, informando os dados do seu estabelecimento, detalhes sobre a estrutura e os serviços que deseja credenciar.
Todas as informações ficarão registradas e organizadas automaticamente no sistema de gestão de saúde do Metrus, para que a equipe do Instituto, de acordo com as oportunidades, entre em contato para iniciar o processo de negociação.
Ao efetivar seu cadastro você autoriza a coleta, utilização e compartilhamento de seus dados, exclusivamente para as atividades relacionadas ao credenciamento de prestadores aos planos Metrus Saúde, em conformidade com as leis brasileiras, inclusive a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018).
Benefício Farmácia
O Metrus mantém parceria com redes de farmácias para oferecer aos beneficiário do Metrus Saúde uma opção de economia. Para usufruir do benefício, basta apresentar sua carteirinha do Metrus Saúde e um documento de identificação com foto.
Até
em medicamentos genéricos
Até
em medicamentos de marca
Até
em medicamentos genéricos
Até
em medicamentos de marca
Até
em medicamentos OTC
(medicamentos de venda livre, isentos de prescrição médica)
Até
em perfumaria e higiene pessoal
Rol da ANS
COBERTURA DOS PLANOS DE SAÚDE
A ANS define uma lista de consultas, exames e tratamentos, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que os planos de saúde são obrigados a oferecer, conforme cada tipo – ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico.
Eventos cobertos pela ANS exigem o cumprimento de diretrizes que devem ser observadas pelo médico assistente (aquele que atende o beneficiário), pelos estabelecimentos de saúde (hospitais, clínicas etc.) e pela operadora (Metrus).
A ANS disponibiliza um site para que os beneficiários consultem quais procedimentos fazem parte da cobertura mínima. Confira!
Nem todos os prestadores são credenciados para a realização de todos os eventos e procedimentos cobertos, então, é importante que o beneficiário verifique com o prestador credenciado sobre os eventos e procedimentos para os quais ele possui credenciamento com o Metrus ou procure os canais de atendimento do Instituto para mais informações.
UTILIZE BEM O SEU PLANO
Veja algumas dicas para utilizar melhor os recursos que o Metrus Saúde oferece:
1
Dê preferência aos serviços do Ambulatório Metrus Saúde. Ele foi criado para oferecer um atendimento de qualidade, com exclusividade para a família metroviária.
2
Escolha um médico de sua confiança para que ele acompanhe seu histórico de saúde e o oriente na utilização dos recursos disponibilizados.
3
Assine a guia médica apenas quando for realizar sua consulta, seu exame ou procedimento.
4
Nas internações, utilize a acomodação prevista na modalidade do seu plano de saúde.
5
Não efetue pagamentos diretamente à rede credenciada sem antes consultar o Metrus.
6
Quando não puder comparecer à consulta ou ao exame pré-agendados, informe o prestador com antecedência.
7
Habitue-se a conferir as despesas cobradas pelo prestador, consultando o Demonstrativo de Utilização de seu plano.
8
Ao cancelar o plano de saúde de qualquer beneficiário, devolva a carteirinha ao Metrus. Essa prática evita utilizações indevidas, que acarretarão cobrança integral do evento realizado.
9
Após o casamento, nascimento de filho ou neto, maioridade de filho ou concessão de guarda judicial, inclua o beneficiário em um dos planos Metrus Saúde em até 30 dias, para que não precise cumprir carências.
10
Conheça o regulamento do seu plano de saúde. Ele está disponível eletronicamente, na página de cada plano, ou em exemplar impresso, mediante solicitação à Central de Relacionamento.
ATENDIMENTO 24H METRUS SAÚDE
Canal exclusivo para urgência e emergência médica fora do horário comercial, incluindo:
Consulta de rede para Pronto Atendimento
Solicitação de remoção
Disponível após as 18h em dias úteis e 24h em fins de semana, feriados e pontes.
Acesso via Central de Relacionamento (ligação gratuita).
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS
A Metrus Saúde alcançou 84,7% de satisfação geral na Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde 2025 (ano-base 2024), estudo recomendado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Realizada pelo Instituto IBRC de Qualidade e Pesquisa.
📊 Destaques da Pesquisa
Avaliação positiva: 84,7% de satisfação geral
Amostra: 545 beneficiários (acima de 18 anos)
Período: 21 de fevereiro a 1º de abril de 2025
Metodologia: Entrevistas telefônicas e formulários online
Temas avaliados: Atenção à saúde, canais de atendimento e avaliação geral
🎯 Objetivo do Estudo
A pesquisa integra o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) da ANS e tem como finalidade:
Ampliar a participação dos beneficiários na avaliação de serviços
Contribuir para o IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar)
Fornecer insumos para melhorias contínuas na assistência à saúde
📈 Impacto nos Resultados
O excelente desempenho reforça o compromisso da Metrus Saúde com a qualidade e contribui para a Dimensão de Sustentabilidade de Mercado (IDSM) do IDSS, que avalia:
Equilíbrio econômico-financeiro das operadoras
Satisfação dos beneficiários com os serviços prestados
Confira a evolução da pontuação IDSS do Metrus Saúde nos anos anteriores.
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