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NOVOS

PLANOS METRUS

Novos planos de saúde Metrus, conheça o Metrus Saúde Vida (MSV) e o Metrus Saúde Smart (MSS).

O Metrus criou os planos MSV e MSS para oferecer opções de saúde mais acessíveis, sem abrir mão da qualidade e do cuidado contínuo. Ambos seguem um modelo sustentável, que equilibra os custos dos atendimentos, permitindo a saúde financeira do plano e a sua tranquilidade.

Metrus Saúde Vida (MSV)

  • Preços mais acessíveis e modelo que proporciona mais previsibilidade e sustentabilidade.
  • Atendimento próximo e personalizado com equipe de saúde.
  • Porta única de entrada com coordenação de cuidado.
  • Isenção temporária de coparticipação na atenção primária.
  • Rede referenciada e direcionada, com foco na resolutividade.
  • Programas de promoção à saúde + prevenção de doenças + saúde mental.

Cuidado Coordenado

Neste plano, você é acompanhado por uma equipe multidisciplinar que conhece seu histórico, segue protocolos clínicos e orienta sua jornada de forma eficiente. A porta de acesso a todos os recursos de saúde é pela Clínica Saúde Clara.

Como é a Clínica Saúde Clara?

É a clínica que faz parte da rede do Metrus responsável pelo modelo de atenção primária à saúde adotado no plano Metrus Saúde Vida (MSV). Este modelo requer um primeiro atendimento com equipe de saúde da família, que acompanha e orienta você em toda a jornada de saúde.

Como é o Atendimento na Clínica Saúde Clara?

  • Você agenda com seu médico de família.
  • Ele avalia e conduz seu tratamento ou encaminha para especialistas.
  • O time da Clínica Saúde Clara acompanha seus exames e evolução.
  • O SLA é de 3 dias úteis para o início do atendimento após a solicitação.
  • O primeiro atendimento é rápido: o acolhimento inicial é feito com agilidade.
  • Os atendimentos são apenas no município de São Paulo, nas unidades da rede credenciada contratada para o MSV.

Na Saúde Clara você contará com um Concierge!

O Concierge é um profissional que atua como facilitador da sua jornada, esclarecendo dúvidas e orientando sobre os próximos passos no plano.

Saúde Personalizada e Resolutiva Presencial e Virtual

Rua Fagundes, 121 – 1º andar – Liberdade, São Paulo – SP, 01508-030

Retorne sempre ao médico da atenção primária

Atenção Primária

É o primeiro contato do beneficiário com o recurso de saúde, que geralmente é um médico. Foca na promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico precoce e tratamento de condições comuns. Inclui consultas com clínicos gerais e médicos de família.

Atenção Secundária

Envolve atendimentos especializados para casos que requerem maior complexidade. Abrange consultas com especialistas, exames diagnósticos e tratamentos específicos. É acessada por encaminhamento da atenção primária.

Atenção Terciária

Destina-se a casos de alta complexidade que necessitam de intervenções cirúrgicas e recursos tecnológicos avançados. Inclui procedimentos como cirurgias, tratamentos intensivos e internações prolongadas em hospitais de referência.

Rede Credenciada do MSV

Acesse a lista atualizada de prestadores autorizados a atender o plano MSV.

Fluxo de Utilização do Plano MSV

Rede Diferenças entre Atendimentos Eletivos e de Urgência e Emergência

Posso utilizar os serviços hospitalares, sem passar pela Atenção Primária?

Se você estiver com dor aguda ou sintomas que exigem atenção imediata, poderá se dirigir ao hospital. Para atendimentos eletivos, o time da Saúde Clara fará o atendimento inicial e, se for o caso, o encaminhamento ao pronto atendimento do hospital.

Metrus Saúde Smart (MSS)

  • Preços mais acessíveis que proporciona mais sustentabilidade.
  • Plano intermediário com atendimento acolhedor e cobertura nacional.
  • Rede credenciada ampla e qualificada.
  • Coparticipação com limitador de desconto mensal.
  • Isenção temporária de coparticipação no atendimento da Clínica Saúde Clara.

Rede Credenciada do MSS

Prestadores específicos da capital + rede nacional UNIMED (exceto na capital).

O uso da carteirinha da Unimed no MSS é permitido apenas fora da cidade de São Paulo. Na capital, o atendimento será restrito aos hospitais e serviços específicos definidos para este plano, mesmo que o beneficiário resida na capital.

Acesse a lista atualizada de prestadores autorizados a atender o plano MSS.

Galileu – Pronto Atendimento Médico Digital

O que é o Galileu Saúde?

O Galileu é o pronto atendimento médico digital gratuito para beneficiários dos novos planos MSV e MSS.

  1. Baixe o aplicativo Galileu Saúde na loja do seu celular:
  2. No app, clique em “Criar Conta”.
  3. Informe seu e-mail e o código de ativação:
    CÓDIGO DE ACESSO: 5151850
  4. Siga as instruções e comece a usar!

Atendimento Médico Digital 24h

Os beneficiários do Metrus têm acesso ao serviço de pronto atendimento digital Galileu, disponível 24 horas por dia, sem custos adicionais, como coparticipação.

Com o Galileu, é possível realizar consultas online com médicos e profissionais da saúde, direto do celular, com segurança e praticidade, sem sair de casa. Durante o atendimento, o profissional poderá inclusive emitir receitas médicas digitais, quando necessário.

Se for identificada a necessidade de atendimento presencial, o próprio médico orientará o beneficiário sobre o pronto-socorro mais indicado, com base no quadro apresentado.

Tabelas Comparativas e de Valores

Característica MSV (Metrus Saúde Vida) MSS (Metrus Saúde Smart)
Cobertura Ambulatorial e Hospitalar (sem obstetrícia) Ambulatorial e Hospitalar (sem obstetrícia)
Acomodação Enfermaria (sem upgrade) Enfermaria (sem upgrade)
Coparticipação 30% sobre consultas, exames e terapias Isenção temporária na atenção primária (Saúde Clara) 30% sobre consultas, exames e terapias Isenção temporária na atenção primária (Saúde Clara)
Franquia por internação clínica/cirúrgica R$ 150,00 (por evento) R$ 150,00 (por evento)
Franquia mensal para internações psiquiátricas R$ 500,00 R$ 500,00
Franquia no Pronto Socorro R$ 100,00 R$ 100,00
Limitador de coparticipação mensal* 30% do Valor de Referência Base (VRB) 30% do Valor de Referência Base (VRB)
Coberturas adicionais Não possui Não possui
Área de abrangência Município de São Paulo Nacional
Rede de atendimento Rede credenciada local referenciada e direcionada (sem livre escolha) Rede básica da Unimed + prestadores específicos na capital
Modelo de cuidado Cuidado coordenado Níveis de Atenção à Saúde (Primária, Secundária, Terciária) Atenção primária com médico de família como porta única de acesso Cobertura nacional e restrições na capital
Início do atendimento Clínica Saúde Clara Não se aplica
Pronto Atendimento Médico digital (Galileu Saúde) Sim Sim
Faixa EtáriaMSE
(Metrus Saúde Especial)
MSB
(Metrus Saúde Básico)
MSV
(Metrus Saúde Vida)
MSS
(Metrus Saúde Smart)
MSO
(Metrus Saúde Odonto)
0 a 18 anosR$ 588,85R$ 484,36R$ 493,00R$ 530,90R$ 54,12
19 a 23 anosR$ 846,81R$ 656,97R$ 493,00R$ 530,90
24 a 28 anosR$ 1.105,20R$ 925,29R$ 630,93R$ 679,44
29 a 33 anosR$ 1.316,97R$ 1.081,85R$ 737,69R$ 794,40
34 a 38 anosR$ 1.463,37R$ 1.201,90R$ 819,56R$ 882,57
39 a 43 anosR$ 1.781,95R$ 1.262,01R$ 860,54R$ 926,70
44 a 48 anosR$ 2.050,79R$ 1.450,16R$ 988,84R$ 1.064,86
49 a 53 anosR$ 2.496,40R$ 1.802,99R$ 1.229,43R$ 1.323,95
54 a 58 anosR$ 2.714,90R$ 2.234,46R$ 1.523,63R$ 1.640,77
59 anos ou maisR$ 3.528,87R$ 2.904,39R$ 1.980,45R$ 2.132,71

Planos MSV e MSS: Durante os doze primeiros meses de operação do plano (agosto 2025 – julho 2026), os beneficiários elegíveis da última faixa (59+) da tabela de mensalidades contam com um subsídio de R$ 300,00.

Adesão e Migração aos Novos Planos

Quem pode aderir?

  • Aposentados atuais do Metrus e seus dependentes diretos (cônjuge e filhos menores ou inválidos) e agregados.
  • Familiares até terceiro grau.
  • Ex-Beneficiários que migraram para os planos de mercado e desejam retornar. Empregados de outras cias. de transporte e seus familiares, por meio do Plano Metrus Família.

O plano será comercializado para todos com vínculo previdenciário com o Metrus.

Os planos MSV e MSS permitem a inclusão de agregados, como netos, filhos maiores de idade, genros, noras, pais ou outros parentes que não se enquadrem como dependentes diretos.

Esses familiares precisam aderir ao plano de previdência complementar Metrus Família, desde que se associem a um dos instituidores parceiros.

  • Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo
  • Metrus Instituto de Seguridade Social
  • Associação Recreativa dos Metroviários – GREME
  • Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP

Ao se tornarem participantes do plano previdenciário Metrus Família, eles passam a ter acesso aos planos de saúde do Metrus, incluindo o MSV e o MSS.

Para mais informações sobre o Metrus Família e como aderir.

Como aderir ao MSV (Metrus Saúde Vida) ou MSS (Metrus Saúde Sênior).

1

Critérios de adesão:

A adesão segue os mesmos critérios dos demais planos de saúde do Metrus.

2

Quem pode aderir:

  • Aposentados

  • Pensionistas

  • Ex-funcionários autopatrocinados

  • Associados ao Sindicato dos Metroviários, Gremet ou AEAMESP

3

Preenchimento do formulário:

Acesse e preencha o formulário de adesão

4

Envio dos documentos:

Após preencher, envie o termo assinado juntamente com toda a documentação solicitada.

5

Canais de atendimento:

Se tiver dúvidas, fale com a Central de Relacionamento:

📞  0800 016 05 98

Já tem um plano do Metrus e quer migrar?

A migração é permitida e pode ser uma alternativa interessante para beneficiários que desejam manter cobertura de qualidade com mensalidades mais acessíveis.

A migração para os beneficiários já inscritos em um dos planos do Metrus Saúde será sem carência e poderá ser feita a qualquer tempo.

Você pode optar por migrar para o MSV ou MSS. Basta:

  • Conferir as regras de migração.
  • Preencher o formulário de migração.
  • Entregar para análise e seguir com a assinatura digital.

Condições para a Migração

Além disso, para efetivar a migração, é necessário estar com todas as mensalidades e despesas de coparticipação em dia. Caso existam pendências, é possível negociá-las diretamente com a equipe financeira do Instituto.

 O saldo devedor do seu plano atual será automaticamente transferido para o novo plano e continuará sendo descontado conforme as regras atuais, respeitando o limitador vigente.

Migração Automática

A migração de planos de saúde dentro do próprio Metrus Saúde sem cumprir novos períodos de carência, aproveitando o tempo de cobertura já acumulado no plano anterior. 

Como funciona a migração:

  • Escolha o novo plano

Compare as opções disponíveis

  • Formalize a solicitação clicando no botão ao lado

 

Diferenças entre migração e portabilidade:

  • Migração:  Troca de plano dentro da mesma operadora, sem necessidade de novas carências.
  • Portabilidade:  Troca de plano para outra operadora, com possibilidade de aproveitar as carências já cumpridas no plano anterior, desde que cumpridos os requisitos da ANS.

Carência

Ao migrar de outro plano Metrus para o MSV ou MSS, não há carência. Já na migração no sentido inverso, será aplicada uma carência de 12 meses, conforme as regras da ANS.

Se você deseja mudar de plano de saúde, a migração pode ser uma boa opção para aproveitar as vantagens de um novo plano sem ter que começar do zero com a carência. 

Pendência Financeira

Para regularizar sua situação, entre em contato com o Metrus pelos nossos canais de Email e/ou Whatsapp:

No WhatsApp, selecione a Opção 3 – Assuntos Financeiros. Em seguida, escolha “Acordos Financeiros – Saúde” (novamente a Opção 3).

Avaliação de Saúde e Carência Parcial Temporária

A adesão exige o preenchimento da Declaração Pessoal de Saúde (DPS), podendo haver indicação de avaliação médica. Além disso, está sujeita à Carência Parcial Temporária (CPT).

O plano será comercializado para todos os beneficiários que tiverem vínculo previdenciário com o Metrus, além de vínculo a um dos planos médicos ou odontológico do Metrus Saúde.

Familiares que possuem o plano de previdência Metrus Família poderão aderir o MSV ou MSS

Beneficiários sem vínculo previdenciário com o Metrus

Interessados em um dos novos planos, mas que não possuem mais vínculo previdenciário com o Metrus, precisarão aderir ao Metrus Família para posterior contratação do(s) plano(s).

Carências

As carências regulamentares e de Carência Parcial Temporária (CPT) nos planos MSV e MSS para novas adesões são:

EVENTOSPRAZOS
Urgência e emergência24 horas
Consultas30 dias
Exames simples30 dias
Exames de alta complexidade180 dias
Terapias simples30 dias
Terapias de alta complexidade180 dias
Procedimentos de alta complexidade180 dias
Internações eletivas180 dias
Parto300 dias
CPT730 dias

Informações Regulamentares e Guias de Leitura Contratual

Leia os documentos oficiais com atenção antes de aderir:

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